Descrição
A presente obra é o primeiro tÍtulo da Colecção Aretê – palavra grega traduzida consensualmente por excelência –, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal. Coordenada por Marco Arraya e Manuel N.Gila da Silva, reúne vinte contribuições de especialistas do Marketing directa ou indirectamente ligados à causa desportiva.
Sobre o seu conteúdo, afirma Tiago Craveiro, CEO da Federação Portuguesa de Futebol, autor do prefácio:
“ Ao avançar com uma obra dedicada ao muito complexo tema da gestão para primeiro livro desta nova era da publicação desportiva em Portugal, o Comité Olímpico mostra sensibilidade em relação às crescentes necessidades de profissionalização e especialização no desporto português e aponta, ao mesmo tempo, o caminho do futuro. Ou os vários caminhos que compõem, em potência, o futuro do desporto português. Porque quanto mais estudada e escrutinada é uma área do saber, mais se acentua o caráter multidisciplinar e a consequente variedade de tendências, opiniões e correntes dentro dessa mesma área.
Para este, digamos, alumiar do caminho que temos à nossa frente conta o COP com a colaboração, nesta obra, de nomes insuspeitos e consagrados da investigação cientÍfica na área da gestão, em muitos casos acrescentando a experiência e o saber-fazer próprios de quem trabalha ou trabalhou diretamente na área do desporto. Mais de metade dos autores dos textos que se seguem ostenta no currículo passagem por organizações desportivas ou estudos especÍficos sobre matérias relacionadas com o fenómeno, o que só pode enriquecer os conteúdos explanados ao longo do livro.
Temos entre mãos uma obra que toca uma interessantÍssima e vasta quantidade de pontos tão diferentes como o marketing desportivo e a avaliação de desempenhos, a comunicação e a retenção de talentos, a gestão financeira e as redes sociais multimédia, entre muitos outros exemplos.
Esta abrangência transforma o livro em algo que interessará seguramente a atuais ou futuros dirigentes desportivos, que poderão de certa forma classificar-se como principal público-alvo, mas que seguramente não deixará de constituir uma agradável e útil leitura para estudantes, desportistas, gestores de quaisquer outras áreas e, em boa verdade, a todos quantos se interessem, ou queiram perceber de forma mais sistematizada, a cada vez mais clara indissociabilidade entre a gestão do fenómeno desportivo e as técnicas de gestão aplicadas na generalidade do mundo empresarial do século 21.”