Descrição
O principal desafio deste livro é que quem o leia fique a perceber o que é o rugby e como se podem treinar jogadores para jogarem rugby.
Outro desafio é a fuga aos métodos tradicionais de escrever um livro sobre uma qualquer modalidade, os quais, na sua essência, assentam na apresentação mais ou menos exaustiva de um conjunto de exercícios para resolver algo que os seus autores acreditam serem problemas.
Neste livro, também apresentamos aquilo que achamos e acreditamos serem problemas que os jogadores enfrentam nos jogos, mas, acima de tudo, procuramos introduzir uma metodologia de treino em que os jogadores desenvolvam uma maior autonomia para resolver todos os problemas que são colocados pelo adversário em cada momento do jogo.
Dito por outras palavras, que os jogadores ao longo dos treinos adquiram capacidades técnico-tácticas, físicas e psicológicas que lhes permitam lidar, com sucesso, com o enorme conjunto de variáveis que podem condicionar o seu desempenho (e.g. técnicas, tácticas, fisiológicas, anatómicas, emocionais, cognitivas, sociais, estruturais, organizacionais).