Descrição
O presente livro tenta aprofundar uma das mais importantes capacidades condicionais nos desportos colectivos. A capacidade de repetir spints (RSA), ou melhor dito, a capacidade para reproduzir acções de muito alta intensidade, desempenha um papel essencial na eficiência dos comportamentos técnico-tácticos, sobretudo nas últimas fases dos jogos.
A partir de uma análise científica, baseada na literatura existente, submetemos a RSA a um estudo minucioso, imergindo na fisiologia do exercÍcio, desde a a análise do metabolismo das diversas fontes energéticas neste tipo de acções até aos factores que as condicionam. Mostram-se também diversos métodos de treino e analisam-se os cuidados a ter na avaliação.
Para finalizar, apresenta-se (vol. II) uma abordagem prática à metodologia estrutural desenvolvida pelo Prof. F. Seirul.lo, planificando os conteúdos em diferentes nÍveis de complexidade para sequenciar as diversas situações que simulam a competição, integrando a capacidade para reproduzir acções de muito alta intensidade com as diferentes estruturas orgânicas do atleta.