Descrição
Em bom rigor, foi no dia 1 de Janeiro de 1905 que se fez a primeira escolha dos melhores jogadores do clube, precisamente por ter sido seleccionado, nesse dia, o primeiro onze de entre o vasto grupo de rapazes entusiasmados com a prática do futebol. Desta feita, passados aproximadamente 111 anos, foram cem os benfiquistas solicitados a deixa o seu depoimento sobre um assunto inesgotável e de extrema complexidade: o de escolher, por posição, os melhores de entre um total de 1109 atletas que já actuaram de águia ao peito.
É certo que o futebol evoluiu consideravelmente ao longo das décadas, não só nas inovações tácticas como na comparação entre os nÍveis de profissionalismo dos dias de antigamente com os da actualidade. Ao contrário do que hoje é tido como normal, houve um tempo que em que os jogadores precisavam de compatibilizar o desporto com as suas profissões e onde a falta de contacto internacional, tanto a nÍvel de clubes como de selecções, não permitia a plena consagração dos atletas.
É inegável, de facto, que o exercício de fazer opções entre jogadores que actuaram em épocas distintas resulta, inevitavelmente, em justiças. Ainda assim, os cem benfiquistas conseguiram ser quase consensuais na escolha dos 26 jogadores e 3 treinadores que consideram mais marcantes na história do Sport Lisboa e Benfica.
Este livro revela a biografia de cada um dos selecionados.
Figura cujos efeitos e curiosidades ajudaram a construir a vasta e gloriosa epopeia do melhor clube português.