Descrição
Está hoje em absoluto comprovado que, para percebermos tudo aquilo que nos envolve, precisamos de interagir com o que pretendemos compreender. Interacção essa não só sensorial, mas também motora.
A nossa percepção está assim como que vinculada a uma continuada intersubjetividade com tudo aquilo com que no relacionamos. Temos um corpo holístico, somos pessoas e organismos vivos que através do seu cérebro percebem tudo aquilo que os envolve.
Mas atenção! O fato de termos cérebro não significa que é o cérebro que compreende. Usamo-lo sim para mediar as nossas interacções com a realidade envolvente e também com o nosso próprio corpo.
Afinal, aquilo que designamos como mente não é um produto do cérebro, mas sim da atividade vivida e experiencial do corpo humano. Não é o cérebro que sente, pensa e age, mas sim o corpo, vivido, experiencial.
Enquanto seres humanos, vivos e em constante relação com o meio ambiente que nos envolve, desenvolvemo-nos e aprendemos através das diferente experiências da vida.