Descrição
A crescente incidência das doenças crónicas, assim como de incapacidades preveníveis, é uma preocupação social global.
A participação em programas de exercício seguros e adaptados é uma estratégia para a prevenção e mitigação da grande maioria das doenças crónicas.
O fisiologista de exercício é o profissional de referência na área da atividade física, exercício e saúde, sendo quem está mais qualificado para intervir em cooperação com outros profissionais de saúde, em contexto de ginásio ou health clubs, mas também em contexto hospitalar, clínico, ou centros de saúde.
O seu papel na comunidade e no sistema de saúde não se esgota na avaliação, planeamento e controlo de programas de exercício, mas também na construção e condução de programas de promoção da atividade física em diferentes contextos e com diferentes grupos-alvo, para além de promover a mudança comportamental e realizar aconselhamento alimentar básico.
Neste segundo volume do “Manual de Avaliação e Prescrição de ExercÍcio em Condições e Populações Especiais”, será dada continuidade à abordagem do volume anterior, explorando-se 12 novas condições clínicas. Aliando uma integração do conhecimento clínico e de exercício mais atual, realizado por especialistas de ambas as áreas, propõem-se linhas orientadoras e estratégias para a implementação de programas de treino, dirigidas a todos quantos exigem realizar uma intervenção sustentada, rigorosa e responsável, no contexto do exercício clínico.