Descrição
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a inatividade física é considerada como o quarto fator de risco para a mortalidade global, tendo elevadas implicações na prevalência das doenças não transmissíveis e na saúde da população.
Atualmente, estão suficientemente documentados e reconhecidos pela ciência os inúmeros benefícios decorrentes da atividade física e da prática regular e adaptada, de exercÍcio físico, impactando a saúde, bem-estar e qualidade de vida, nas suas diferentes dimensões.
O papel do fisiologista do exercício é determinante no sucesso deste processo, em todas as etapas que a constituem: avaliação, definição de objetivos, planeamento e prescrição, supervisão, monitorização e reavaliação.
A intervenção do fisiologista de exercício, integrado em equipas multidisciplinares, é cada vez mais uma realidade.
Este livro promove justamente essa sinergia, reunindo a informação clínica mais atual, essencial para o seu desempenho e, simultaneamente, as linhas orientadoras para uma prescrição de exercício adaptada, segura e eficaz.
Ao longo deste manual, serão abordadas diversas condições clÍnicas crónicas, assim como algumas condições ou fases especiais da vida. Cada Capítulo termina com uma proposta de estudo de caso que orientará o leitor na implementação prática do conhecimento teoricamente apresentado.