Descrição
“Dos nomes invulgarmente fortes da literatura portuguesa houve um que li mais que outros. Numa das suas obras dizia VirgÍlio Ferreira que “uma verdade só é verdade quando levada às últimas consequências. Até lá não é uma verdade, é uma opinião”.
Este Livro do Duarte Gomes nasce de uma nobre ideia de verdade. Que no desporto, em particular do futebol, tem inúmeras interpretações axiomáticas. Dos mais diversos “especialistas”. Assim mesmo, entre aspas.
Não importa o juÍzo de valor sobre o facto. Importa que seja qual seja a nossa profissão, toda a gente opina sobre arbitragem. Toda a gente. E se pensarmos bem, arbitrar um jogo de futebol de alto nível não é difícil, é dificílimo.
Deste factual constrassenso nasce a ideia de uma obra simples, de consulta rápida e que –assim de repente- me parece que deve estar nas mesa de jornalistas e comentadores sempre que estiverem no papel de opinadores sociais. O futebol é de uma secular simplicidade. Endogenamente é isso que o torna tão simples aos olhos dos adeptos e das miúdas e miúdos que jogam à bola.”
Do Prefácio de Tiago Craveiro