Availability: Em Stock

A Justificação da Periodização Táctica como uma fenomenotécnica

A singularidade da intervenção do treinador como a sua impressão digital
Autor: Carlos Campos
SKU: MC78312

23.37   ( iva incluído )

Categoria:

Descrição

Considerando que o processo de treino é único e que deve ter em vista o jogo que se procura, este deverá então, ter por base o Modelo de Jogo consubstanciado num conjunto de princÍpios de acção que servirão de referência à condução do processo e que permitirão alcançar o objectivo de organização da equipa.

As decisões dos jogadores devem ter como base determinados princÍpios que constituirão, no seu conjunto, a lógica interna de funcionamento da equipa. Para que isto aconteça tem que se treinar tendo como principal prioridade a aquisição de hábitos referentes a uma determinada forma de jogar futebol, que no nosso entender e de acordo com a pesquisa efectuada é mormente facilitado e promovido pela Periodização Táctica. À consecução deste objectivo não é alheia uma intervenção competente e adequada do treinador ao longo do processo pois permite um direccionamento mais concreto e eficaz.

Para perceber melhor as entrelinhas destas questões definimos os seguintes objectivos: descrever os mecanismos inerentes ao processo de cumprimento dos princÍpios de jogo; indagar acerca das formas de perspectivar este processo por parte dos treinadores no que se refere à sua intervenção especÍfica; possibilitar uma maximização da transferência dos conteúdos essenciais do treino para o jogo.