Descrição
Os termos “probabilidade”, “provável”, “acaso” ou “sorte” são sobejamente conhecidos de todos e fazem parte do vocabulário corrente. O cálculo de probabilidades, com o objectivo de induzir ou aumentar a capacidade de decisão em situações de incerteza, é um anseio antigo. Neste Capítulo apresenta-se alguns conceitos elementares da teoria da probabilidade.
Designa-se por experiência aleatória uma experiência cujo resultado é incerto, na medida em que depende do acaso. O número de pintas que se observa no lançamento de um dado, o número de ases num jogo de ténis, ou o tempo gasto na deslocação de casa para o emprego são exemplos de resultados de experiências aleatórias.
Para caracterizar uma experiência aleatória é necessário conhecer os resultados associados a essa experiência. Designa-se por espaço de resultados (ou universo), e representa-se por ?, o conjunto que deve conter todos os resultados possÍveis associados a uma experiência aleatória.
É importante ter a noção de que os conceitos de experiência aleatória e de espaço de resultados não são conceitos matemáticos e, como tal, não podem ser apresentados com grande formalismo.