Descrição
Mourinho e Guardiola são dois dos melhores treinadores que o futebol e o desporto já nos proporcionaram. Usufruir dos processos e dos resultados da liderança destes dois peritos, não apenas do futebol, é um privilégio para quem acompanha e adora o desporto, a liderança, o futebol e as relações entre o líder e os seus liderados, seja no contexto de alta competição seja nas empresas.
As lideranças de Mourinho e Guardiola são diferentes! Em alguns pontos distintas, noutras opostas. E é nessa diferença que se pode perceber os contextos e os pontos positivos de cada uma das suas intervenções. Se pensarmos que a liderança agrupa as caracterÍsticas individuais do lÍder, os seus comportamentos, crenças e sentimentos, e ainda as questões situacionais e contextuais da equipa e dos atletas, percebemos que podemos encontrar centenas de padrões quando analisamos estes dois ‘mais’ do que treinadores.
Mais do que afirmar que um é melhor do que o outro, pretende-se analisar a liderança, comunicação, gestão de conflitos, a inteligência emocional, o modo como constroem as suas equipas. Porque é na capacidade de compreender e interpretar cada gesto e intervenção dos dois treinadores, que compreendemos porque conseguem ser mais eficientes em contextos distintos.