Descrição
Embora existam variados livros sobre Flexibilidade e Alongamento, a presente obra constitui o primeiro livro sobre esta temática redigido por um autor português.
Apresenta uma perspectiva científica sobre esta matéria. A realidade de o treino da flexibilidade e prática de alongamento ser importante, em diferentes domÍnios profissionais, em conjunto com o facto de que não é tão abordada quanto outras qualidade físicas (e.g. força), constituíram motivações para o autor produzir este trabalho.
A principal característica inovadora da obra, referenciada inclusivamente no tÍtulo da mesma, é o modelo taxonómico proposto para compreensão desta matéria.
Decompõe-se em cinco Capítulos gerais: 1) Introdução ao modelo taxonómico do alongamento e flexibilidade; 2) factores; 3) análise; 4) metodologia da prática de alongamentos e treino da flexibilidade; e 5) técnicas de alongamentos.
Inicia com uma clara diferença entre alongamento e flexibilidade, em termos conceptuais, formas de manifestação e princípios de desenvolvimento. Segue uma caracterização geral sobre os factores que afectam a manifestação do alongamento e flexibilidade. é feita também uma análise sobre a aplicação nos contextos desportivo e do exercício e saúde, os efeitos e adaptações agudas e crónicas induzidas pela sua prática e um modelo sistemático de avaliação da flexibilidade. Por fim, culmina com uma apreciação das considerações metodológicas durante a prática de alongamento e treino da flexibilidade, e uma caracterização das técnicas de auto-alongamentos e assistidos.
A presente obra constitui um manual fundamental a todos os profissionais e estudantes das áreas relacionadas com a actividade física, exercício físico e desporto que aplicam regularmente o alongamento e treino da flexibilidade.