Availability: Em Stock

e-Sports

O desporto em mudança?
SKU: VC037

17.00   ( iva incluído )

Descrição

O conceito de desporto adquiriu uma carga semântica muito mais ampla do que aquela que originariamente o marcava e tem consequências que, em muito, se projetam para além de uma simples disputa ou imprecisão terminológicas circunscritas a círculos restritos, pois é neste contexto, onde a adjetivação desportiva se gruda a todo o tipo de atividades, que o debate contemporâneo se processa e é percebido pela opinião pública, e em torno do qual se caucionam tomadas de decisão em políticas públicas e associativas.

No âmbito das diferentes práticas sociais existem distintas atividades que se estruturam em torno de uma dinâmica de disputa/competição e que nunca invocaram o direito a serem consideradas de “atividades desportivas”, mesmo quando, ainda que de forma abusiva, se apropriam de vocábulos desportivos. As olimpíadas de diferentes disciplinas escolares são o exemplo mais vivo. E as competições vinícolas e de outro tipo de atividades do mundo rural um outro exemplo. Ou as competições ocorridas no âmbito das práticas de gestão.

É neste contexto que assistimos, nos últimos anos, à tentativa de integrar os chamados jogos eletrónicos ( na versão anglófona e-games ou e-sports) como desporto e nesse caso até como modalidade/especialidade a poder integrar o programa dos Jogos Olímpicos.

Independentemente da resposta a dar à questão, na qual têm estado envolvidos operadores comerciais, especialistas técnicos e juristas, arrastados por força do impacto comercial e financeiro de um fenómeno que naturalmente requer regulação, sobreleva uma outra questão que é a de saber quais as consequências do uso compulsivo deste tipo de dispositivos e eventuais comportamentos aditivos que estimula e se isso é compatÍvel com uma narrativa que o desporto sempre invocou de ser um elemento formativo ao serviço do desenvolvimento humano.
(excerto do Prefácio de J. Constantino, Presidente do COP)

 

ÍNDICE

Prefácio,José Manuel Constantino.
1. Pode o e-sport ser incluÍdo no conceito de desporto? Duarte Araújo.
2 Conceito de Desporto, Manuel J Coelho-e-Silva, Diogo Martinho, João Valente-dos-Santos, Robert M Malina.
3. Desporto: IT ou BIT? Pedro Manuel-Cardoso.
4. Os e-sports: realidade e desafios, Pedro Sequeira, António Lopes.
5. São os e-sports desporto? Breve análise jurÍdica, Alexandre Miguel Mestre.
6. Devem os e-sports ser considerados Desporto? Ana Santos.
7. e-Sports: do silêncio ao desporto, Paulo Martins.
8. A organização internacional dos e-sports, Rui Alexandre Jesus.
9. e-Sports: invasores ou legÍtimos descendentes do Desporto contemporâneo? Rui Proença Garcia, Antonino Pereira, LuÍsa ávila da Costa.
10. Integridade dos e-sports. A colisão iminente num ecossistema em rápida mudança? João Paulo de Almeida, Joana Gonçalves.
11. Jogo online “entre o normal e o patológico”, Assunção Neto, Rita Magalhães.
12. e-Sports, desporto contemporâneo. Exigências psicológicas, rendimento e saúde mental, João Lameiras, Ana Bispo Ramires.
13. e-Sports: A sÍntese sobre as motivações e os desafios, Maria João Andrade.
14. Das salas de arcada às grandes arenas desportivas mundiais: o caminho flamejante dos e-sports, Ricardo Alexandre Correia.

Informação adicional

Peso 0.416 kg
Autor

,

Suporte

Livro

Formato

Número de Páginas

Editado em

Idioma

ISBN

Peso