Descrição
“O surf uma modalidade desportiva ainda muito jovem. Não, não comecem já a chamar-me ignorante. Se bem que eu não seja um “nativo” do surf, sei muito bem que os inícios do surf, as primeiras aventuras na crista das ondas, já aconteceram há muitos e muitos anos. Quando me refiro à juventude da modalidade, estou a pensar no facto de que o surf apenas entrou no programa olímpico nos Jogos Olímpicos de Tóquio/2020, aliás 2021. E isto é muito relevante para o que pretendo dizer sobre este livro.
É que, e não estou a exagerar, a vida de uma modalidade transforma-se profundamente a partir do momento em que a mesma é admitida no programa olímpico. Os níveis de exigência aumentam extraordinariamente – ganhar medalhas nos Jogos Olímpicos torna-se numa tarefa muito difícil. é imperioso que os responsáveis pela investigação cientÍfica dêem sinal de vida. Terão de se constituir equipas multidisciplinares para apoio aos atletas. Os métodos de treino terão de ser enriquecidos. Terá de aparecer gente que dê visibilidade aos novos problemas que se colocam, tudo isto entre várias outras exigências. é neste contexto de mudança que aparece este livro.
Os autores escolheram e, a meu ver, muito bem, tomar como referência o programa canadiano, que aborda as questões relativas ao desenvolvimento do atleta a longo prazo. O Canadá é uma grande potência desportiva, que leva estas coisas muito a sério. Para o caso de terem dúvidas sobre o que afirmo, dêem-se ao trabalho de somar as medalhas que o Canadá ganha nos Jogos Olímpicos, Paralímpicos e de Inverno e verão que tenho razão. E, ainda mais, se relacionarmos esses dados com o número de habitantes do País.”
In Prefácio de José Curado