Descrição
“Encontrei muitas vezes Juan Antón em diferentes cursos ou eventos andebolísticos, e sempre falámos de regras e arbitragem, assim como de outros aspectos relacionados com a evolução do nosso querido desporto. Mas também à distância (por telemóvel ou email), ou cada um de nós lendo os trabalhos do outro.
Penso que treinadores e árbitros devem cooperar na busca das melhores regras para o andebol, para o tornar mais atractivo para asa audiências, os media, os patrocinadores e as crianças. Melhor ainda quando estamos ambos afastados do terreno de jogo, para que as emoções e a pressão não desvirtuam aquilo que deve ser uma boa relação desportiva. Há anos que aconselho os árbitros – que não obrigo – a conhecerem mais e melhor o próprio jogo, que se inscrevam em congresso de treinadores, sentando-se na última fila e escutando. Isto melhorará o seu trabalho enquanto árbitros.
Tive necessidade se solicitar ao Juan informação sobre particularidades dos sistemas defensivos, enquanto ele me pedia opinião sobre temas como as faltas marcadas ao pivot por bloqueios irregulares, jogo passivo ou as faltas dos atacantes.
No seu incansável trabalho de divulgação, este livro constitui o quarto volume da colecção Innovaciones y contribuciones para la evolución del juego. Parece que Juan possui uma extensa bibliografia que nunca acaba, nem os seus conhecimentos ou a vontade de escrever. Que perdure por muito tempo.”
Ramon Gallego Santos- Pres. PRC-IHF