Descrição
“No lançamento do Projeto de Esperanças Olímpicas Paris 2024, decidiu o Comité Olímpico de Portugal que esta segunda edição do Anuário do Treino Desportivo fosse dedicada à temática da transição dos escalões de formação para o escalão absoluto. Trata-se de uma das mais complexas e decisivas etapas de preparação desportiva de qualquer atleta. Não só pela nova realidade com a qual se irá confrontar, com um quadro competitivo de exigência superior, passando a competir diretamente com as grandes referências da sua modalidade, nacional e internacionalmente. Mas também pelas questões típicas da idade, sob ponto de vista fÍsico, psicológico ou social, onde tantas transformações ocorrem e tantas são as solicitações, por um lado, ao nÍvel do treino, mas por outro, em termos da sua condição de adolescente ou jovem adulto.
Felizmente é possível identificar exemplos de processos de treino centrados nas reais necessidades de longo prazo dos atletas e menos nas exigências a curto prazo de treinadores, dirigentes, clubes, federações ou pais. Onde o projeto desportivo é integrado no projeto de vida de cada um dos atletas. Em que o conhecimento das diferentes áreas cientÍficas é integrado a partir da intervenção de profissionais especializados e posto à disposição das reais demandas dos atletas […]”, Pedro Roque, Director Desportivo do COP.
Artigos de Ana Ramires e Ana Costa Barreto, Ana Volossovitch, Cláudia Sofia Minderico, Jaime Milheiro, João Abrantes, José Gomes Pereira, José Guilherme Oliveira, OlÍmpio Coelho e Ricardo Robalo.