Descrição
O presente Manual de Saúde e Fitness constitui uma nova abordagem à actividade dos ginásios portugueses, há muito discutida no seio do sector.
Com efeito, a história do fitness mostra-nos claramente uma evolução significativa no sentido da aproximação à saúde. A musculação e o culturismo dos anos 70 e 80 do século passado, numa perspectiva meramente estética, deram origem a programas integrados com actividade cardiovascular, associada a actividades fun, com a alegria sempre presente nas coreografias de base musical.
A partir dos anos 90 foi contudo confirmado o elevado interesse da actividade física para efeitos de saúde, como prevenção e “medicamento”.
Os benefícios são hoje reconhecidos de forma inequívoca. Como exemplo, refira-se que os programas de controlo de peso e de combate à obesidade integram em igual importância uma acção conjunta de aconselhamento de nutrição e boas práticas alimentares com a actividade física regular, acompanhada e com prescrição adequada. Na minha qualidade de membro do Conselho Consultivo da Plataforma Contra a Obesidade da Direcção Geral de Saúde sou muitas vezes confrontado com esta análise e conclusões.
É hoje na realidade considerado por muitos profissionais de saúde que “o exercício físico devia ser prescrito como uma receita”, como aliás refere o Dr. Polybio Serra e Silva, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, ou que “o sedentarismo tem sido identificado como um dos principais factores de risco para a mortalidade global” (in WHO “Physical activity and health in Europe: evidence for action”).
“Se existe alguma coisa que esteja próximo da fonte de juventude, é o exercício fÍsico”, afirma a Dra. Anne Fabiny (Harvard), que refere também: “Atendendo aos seus benefícios comprovados e ao seu perfil de efeitos secundários reduzido, se fosse um comprimido, toda a gente quereria tomá-lo!” Somos assim acompanhados por nomes e organizações de referência na análise sobre as valias e o interesse da actividade física para a saúde dos cidadãos, para o reforço da produtividade no trabalho e para o seu bem-estar físico e mental.
(in mensagem do presidente da AGAP)